Como cuidar dos lábios

fevereiro 28, 2017 Publicado por Unknown Sem comentários

Como deixar os lábios com brilho natural

Os lábios são como a nossa pele e merecem um tratamento especial. A hidratação local e oral é fundamental para deixá-los saudáveis e bonitos. As substâncias de uso tópico, como manteiga de karité, vitamina E, ceramidas e glicina de soja são fundamentais para sua maciez e brilho. Portanto, um hidratante indicado pelo seu dermatologista deve ser aplicado diariamente.




Como evitar feridas de sol nos lábios

As feridas de sol são uma manifestação muito comum de herpes. O herpes labial é uma infecção causada por um vírus que pode gerar feridas dolorosas de desenvolvimento rápido. As “bolinhas de água” podem aparecer na pele e nos lábios, serem dolorosas e se agruparem. A região costuma ficar com fundo avermelhado. Após alguns dias, as feridas secam e formam uma crosta fina e amarelada. 

A cura espontânea das lesões ocorre entre 1 e 2 semanas desde o aparecimento das feridas, mas na região dos lábios, por ser mais úmida, pode demorar um pouco mais. É importante a consulta com um dermatologista para avaliar a necessidade de tratamento da infecção secundária, uma complicação frequente e que pode deixar cicatriz.


A exposição em excesso aos raios solares é um fator desencadeante, já que danifica a semimucosa labial e reduz as células de defesa, facilitando o aparecimento do herpes e de outras doenças nessa região. 


Para a prevenção, deve-se aplicar frequentemente hidratantes com protetor solar. O produto impede a perda de água do local e sua consequente desidratação. Além disso, a recorrência do seu aparecimento pode ser tratado antecipadamente com medicações como vitaminas e antivirais prescritos pelo médico dermatologista.


Image

Mancha nos lábios após escovar os dentes? Saiba o que é e como tratar

Pode estar acontecendo uma alergia ou dermatite de contato ao produto contido no creme dental. Sangramento, vermelhidão, coceira ou mesmo o surgimento de aftas nas mucosas da boca e lábios podem ser consequência de uma reação alérgica ao creme dental. 

Efeitos colaterais podem ocorrer se a pessoa tiver alergia a algum flavorizante (substância que dá sabor ao creme dental). Outro componente do creme dental que pode contribuir para a sensibilização das mucosas são os abrasivos. A maioria dos cremes dentais tem abrasivos para aumentar o poder de limpeza. Os menos abrasivos são os infantis e os mais abrasivos são os com bicarbonato de sódio ou com efeito branqueador.

Verifica-se uma melhoria rápida das aftas quando a pessoa deixa de utilizar pastas com o lauril sulfato de sódio (responsável pela espuma). Além disso, o flúor é um grande causador de irritação na região da boca e dos lábios após a escovação. O ideal é entrar em contato com seu dermatologista para verificar o fator responsável pela alergia e fazer o tratamento adequado.

Image

Como evitar ressecamento dos lábios em lugares frios

Os lábios são muito sensíveis, por isso deve-se dar a atenção devida, principalmente quando expostos ao clima frio. Se não ficar atento a isso, os lábios podem ressecar, rachar, criar feridas e outros problemas. Lábios ressecados, rachados e sem vida são sinônimos de um rosto pálido e sem vida.

Quando a temperatura diminui, é necessário realizar a hidratação labial. Para combater e reverter o problema do ressecamento, adote cuidados diários, utilizando hidratantes labiais. Para isso, há soluções indicadas, como manteigas (karité e cacau) e óleos (framboesa e amora negra). Para hidratar de dentro para fora, vitamina E e água são fundamentais.



Image



Consequências do fumo à saúde dos lábios

Um conselho: pare de fumar! O cigarro é um vilão, já que diminui a proteção da pele e da mucosa por reduzir a irrigação no local. Quem fuma acelera a degradação do colágeno dos lábios. Com isso, também aparecem rugas verticais ao redor da boca. Aliás, tome cuidado, as “casquinhas” que aparecem podem ser lesões de pele com potencial de malignidade, muito comum nos fumantes.

É importante se consultar com o dermatologista para verificar as alterações dos lábios e, se necessário, retirar por biópsia um “pedacinho” da pele para a realização de um estudo chamado exame anatomopatológico.

Veja o que o cigarro faz com seus lábios:

Image


Receita caseira para o tratamento da pele dos lábios


As soluções caseiras também são aliadas no combate ao ressecamento dos lábios. Se sentir ardência, a sugestão é fazer uma compressa com chá de camomila gelado por 10 minutos. 



Compressa de Chá de Camomila



Image




Outra dica é preparar uma mistura homogênea e pastosa de água mineral com amido de milho, aplicar nos lábios e deixar agir por 10 a 15 minutos. Além de hidratar e amaciar, acalma a região e ajuda a remover de modo delicado as peles que estão se soltando. 

Água e Amido de Milho

Image


Para uma máscara noturna altamente reparadora, espalhe nos lábios uma pomada hidratante com vitamina B5 e adicione 1 gota de óleo de amêndoas. Faça massagem com essa mistura antes de dormir, deixando agir durante a noite toda.

Pomada hidratante com gota de óleo de amêndoa

Image


Se você gostou desse artigo, comente e compartilhe. Será um prazer ouvir sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário